Notícia

7º TESTEMUNHO VOCACIONAL: Postulantes de vida 2017

Imagem: Arquivos Missão Maceió

“Deixar tudo, pelo tudo”

Meu nome é Emanuella Aparecida Alcântara de Souza, tenho 33 anos, natural de João Pessoa/PB, sou Postulante de Vida da Comunidade Doce Mãe De Deus. Testemunhar sobre o chamado de Deus na minha vida é testemunhar o Amor d’Aquele que me pediu para ofertar tudo.

Desde a infância sempre vivi na igreja. Participei de EJC e grupo de oração, onde tive minha primeira experiência com amor de Deus, no qual, Ele me pedia algo, mas não entendia o que era e isso me inquietava.

No ano de 2004, conheci a Comunidade Doce Mãe De Deus através do retiro de carnaval, e durante todo o retiro fui sendo atraída cada vez mais pela vida que aquelas pessoas viviam. A maneira de rezar e de partilhar a vida me encantava. Em um dos momentos de oração, entendia que Deus me chamava a ofertar a vida no carisma Doce Mae De Deus, a deixar tudo e viver uma vida em missão. Mas por vários motivos, não respondi a sua voz. Me distanciei de Deus, vivi muitas coisas no mundo, mas em mim sempre esteve a lembrança daquele retiro e do chamado primeiro de Deus pra minha vida.

O chamado de Deus não muda, e o Senhor não desistiu da minha vida. Em 2013, quando tudo em minha vida estava sem direção, uma amiga me convidou para participar do Emanuel (fase de discernimento vocacional na comunidade), e desde o primeiro dia pude entender que não dava mais para voltar.

Caminhei na comunidade e ingressei no Discipulado de Aliança em 2016. Foi um tempo bastante difícil, pois existiam muitos medos. Tinha meu trabalho, minha independência. Naquele tempo, preferia consagrar a vida como Comunidade de Aliança, mas Deus queria mais de mim, sua voz foi falando mais alto, em meio a tantos barulhos e medos. Não podia mais resistir, não tinha mais forçar para dizer não a Deus, e durante a Via Sacra no Retiro de Semana Santa, “Volta ao Teu Deus”, compreendia que Deus me amou até o fim e por esse amor eu preciso dar uma resposta, que seria a minha vida por inteiro. Naquele dia, o amor de Deus me venceu.

Hoje depois de um belo caminho de escuta da voz de Deus, de discernimento, perseverança e confiança em Deus, respondi a voz de Deus que várias vezes disse: “Segue-me Tu”. Deixei minha família, minha casa, amigos e pessoas que tanto amo, para viver livremente a alegria de fazer a vontade de Deus, neste carisma cuja meta é a santidade. Entendo que minha vida passa pela cruz, mas não fica na cruz. Apesar das dificuldades que eu venha passar, tenho confiança e esperança no amor de Deus por minha vida.

Estou morando há 3 meses na missão de Maceió, e vivo um tempo muito feliz. Sinto os cuidados e o zelo de Deus por minha vida nas pequenas coisas. Sinto que Deus tem me refeito a partir do Sim que dei Quero viver a vontade de Deus todos os dias e buscando no altar a força e o sustento, trago um coração feliz e grato a Deus por te me escolhido a esta vocação. Entendo hoje, que não há felicidade fora da vontade de Deus, que a vida comunitária me ensina e me dá ânimo para viver a cada dia. Por fim, ver a Providência Divina se manifestando, no nosso cotidiano, é sinal do amor de Deus por nossas vidas.

Peço a São Francisco e Santa Clara que velem por meu sim a Deus.

Emanuella Aparecida Alcântara de Souza
Missionária e postulante Doce Mãe de Deus -Missão Maceió