Notícia

Série Formação Humana: Identidade

Foto: Comunicação DMD

Em meio aos avanços tecnológicos e a crescente adesão cada vez mais cedo das crianças ao mundo das redes sociais, torna-se de suma importância fazer com que estas crianças conheçam desde a mais tenra idade, todos os componentes necessários para dar forma à sua identidade pessoal.

Quando abordamos o termo identidade não temos a pretensão de nos aprofundarmos, pois, existe um número grande de “identidades” no ser humano que poderiam ser alvos da avaliação e que melhor seriam narrados por um estudioso da psicologia. Tratamos sim, das pessoas, locais, objetos, sonhos, projetos, que povoam a nossa vida, desde o nosso nascimento até o fim dos nossos dias.

Neste contexto, entendemos que a identidade humana se forma inicialmente dentro da casa paterna/materna, no relacionamento com os irmãos. Esta convivência vai fazendo a criança desenvolver a sua identidade. Estamos falando aqui de uma identidade que se adquire o fato de alguém se identificar com o sítio da vovó, com a casa do tio, com a postura do pai, etc.

Esta identificação é algo que o ser humano vai aprendendo a fazer e se determinando a seguir, é como fazemos, por exemplo, com as profissões que escolhemos. Existem profissões que são uma verdadeira vocação, mas que se não houver identificação do profissional com ela, tornam-se um verdadeiro peso para aqueles que a exercem. Assim vamos estabelecendo nossa identidade ao longo de toda a nossa vida.

Algumas coisas com as quais nos identificamos na mais tenra infância permanecerão conosco até o nosso último suspiro, outras coisas, a própria vida vai nos ensinar a mudar, a estabelecer novo padrão de identificação, mas, o que importa mesmo nesta questão de identidade é nos mantermos fiéis aos princípios cristãos e vivermos nossa vida em busca constante de nos identificarmos com Aquele que nos criou, deu sua vida por nós e ainda nos enviou o seu Espírito para nos conduzir. Portanto, identifique-se com o teu Senhor e à Ele sirvais com todo ardor do teu ser.

Paz e Bem!

Jefferson Peres da Silva
Missionário na comunidade de aliança Doce Mãe de Deus