Notícia

Série Como ser um missionário DMD? – Conheça a fase de discernimento Vocacional: Emanuel

Foto: Comunicação DMD

A Comunidade Doce Mãe de Deus é uma Associação Privada de Fiéis com aprovação dos seus estatutos à nível diocesano e é considerada assim, como outras Novas Comunidades um sopro novo do Espírito Santo e que fora chamada por São João Paulo II em seu período pontifical como “Nova Primavera da Igreja”.

Assim como os carismas surgidos na história de nossa Igreja nesses dois mil e dezessete anos de existência, a vocação Doce Mãe de Deus possui um caminho vocacional que auxilia àqueles que se achegam a nós a discernir/compreender o caminho que estão percorrendo, essa vocação em específico e a sua vocação particular. E para que isso ocorra é necessário que o vocacionado esteja de coração aberto para passar por esse itinerário.

É a partir dessa premissa, que este adentra em caminho o qual, como Comunidade Doce Mãe de Deus chamamos de “Emanuel”. Em sua etimologia o termo “Emanuel” vem do hebraico e apresenta a seguinte significação: “Deus conosco”. Significação essa, que nos aponta um trilhar vocacional com o entendimento no qual o vocacionado se apóia em Deus que está próximo e deve ter consciência e firmeza nos passos dados na caminhada de discernimento da sua vocação.

Nesse período que dizemos ser o “tempo de vislumbrar o Carisma”, o candidato é conduzido por uma equipe formativa do Vocacional Doce Mãe de Deus, a iniciar um caminho de intimidade com Deus, através da via da espiritualidade, seja ela de forma pessoal ou em comum. No percurso de intimidade com Deus, o vocacionado do Emanuel é direcionado ainda a ter uma vivência profunda dos dons carismáticos, através de seminários que os auxiliarão nesse quesito. Além de uma vivência cristã que é indispensável nesse processo.

Inúmeras outras coisas são despertadas no mesmo, à medida que este vai se deixando conduzir por Deus, nas motivações que o próprio Espírito Santo vai realizando. Como a vida entre irmãos, na dimensão da fraternidade que faz com que se conheçam e motivem um ao outro a descobrirem-se neste Carisma, na alegria de ter irmãos. A doação da vida no trabalho, no serviço com amor, leva o membro desse processo vocacional a experimentar e ter desejo de gastar a vida em prol da evangelização e do anúncio missionário que um Doce Mãe de Deus é proposto a viver.

A duração desse caminho é de 12 meses (um ano), e possui reuniões semanais com formações próprias, vida missionária, adoração, momentos de fraternidade, retiros pessoais e comunitários que são importantíssimos para que o participante do Emanuel viva com grandeza de alma essa adesão pessoal ao caminho que o levará a uma compreensão do que venha ser a vontade de Deus em sua vida.

Assim, fica clara a relevância contida nesse caminho vocacional proposto pelo Carisma Doce Mãe de Deus e que este seja levado a sério, para que na sua conclusão se tenha entendimento das partes envolvidas neste, do que de fato é a vontade de Deus a ser vivida e assumida pelo vocacionado. Mas, acima de tudo compreender que Deus não nos deixa sem resposta, basta que nos deixemos ser guiados unicamente por aquilo que é divino.

Ronelly Freire
Missionário Doce Mãe de Deus – Comunidade de vida